sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Cinema Série A

Na última quarta-feira, eu estive no lançamento do documentário "Faltam 05 Minutos", no Cineclube Lanterninha Aurélio, no Centro Cultural CESMA. O documentário trata do retorno do Internacional de Santa Maria à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de futebol. Na ocasião, também foi exibido o curta "Anônimos". Quem assina a direção dos dois filmes é Luiz Alberto Cassol.

O curta:
"Anônimos" é uma pequena impressão sobre o período da ditadura militar brasileira. A primeira versão do curta foi classificada para o Festival do Minuto, e é diferente da versão exibida na quarta-feira. Esta era um pouco mais extensa, e eu não acho que tenha sido uma boa idéia. Não foi como eu esperava, já que se trata de uma historinha de personagens sem voz e sem nome - mas não tem como dizer que é ruim, ou que falta enredo, já que a nova versão tem pouco mais de 3 minutos. O final com as novas cenas ficou melhor estruturado, mas o resto do curta encheu linguiça. Acabei gostando mais da versão de um minuto mesmo...

O documentário:
"Faltam 05 minutos" coloca o telespectador nos bastidores da narração de um jogo, assistindo ao que ele está apenas acostumado a ouvir. Os cinegrafistas acompanharam a narração da final da série B do Gauchão, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, revelando os rostos dos narradores e comentaristas de cinco emissoras AM da cidade que estavam transmitindo a partida: Santamariense, Universidade, Guarathan, Imembuí e Medianeira.

O filme superou por completo as minhas expectativas. Eu esperava um documentário batido, com a trajetória do time, momentos marcantes, gols bonitos, fogos de artifício, bláblá. Visivelmente, Cassol não teve a menor pretensão de fazer isso. O filme não é só para fãs de futebol. O time nem sequer aparece. Do público, só se ouvem os gritos. A agonia do final da partida entre Inter de Santa Maria e Pelotas foi contada pelas expressões dos locutores de rádio. Como o próprio diretor contou na ocasião, o zoom foi cortado das técnicas usadas pelos cinegrafistas, que procuraram acentuar a emoção das cenas com a aproximação das câmeras.
Lágrimas, gritos da torcida, tensão, 5 minutos de acréscimo, narradores anunciando o fim da partida antes da hora, jogo paralisado pela invasão da torcida, mais 5 minutos: no final do documentário, é impossível não estar angustiado junto com os personagens por aqueles momentos finais que não terminam nunca.
Um filme bem feito, inovador e com um resultado emocionante. A equipe está de parabéns.

O público não era lá muito expressivo, além de boa parte configurar nas classificações de produtores, cinegrafistas, atores, locutores das rádios ou amigos do diretor. Após a exibição do filme, vários comentários elogiosos e histórias curiosas sobre as gravações. O depoimento mais interessante foi o de um senhor que comentou ter sido um dos fundadores da torcida organizada "Comando Vermelho" - que hoje em dia são "O Comando de bengala", como ele mesmo brincou. Emocionado, contou que já tinha até ido embora de Santa Maria, e voltou a morar aqui para poder acompanhar o seu time na série A.

Enfim, dois filmes bem curtinhos fizeram valer uma tarde pós-reunião de pauta na aula do Paulo :P

Quem quiser conferir o curta "Anônimos", a versão de 1 minuto pode ser encontrada no YouTube.

Nenhum comentário:

Site Meter

 
contadores
contadores