segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Avaliando o Santa Cultura

O que fazer no blog deLaboratório de Jornalismo Digital II? A idéia surgiu ainda no semestre passado, numa aula de Laboratório I que eu não fui. Meio que me colocaram no grupo, já que eu não estava na aula. Fariam parte, ainda, o Ivan e o Henrique, que por problemas "curriculares" não puderam fazer a cadeira. Com o desfalque, o Hilberto acabou compondo a equipe do blog. Em aula, discutiu-se como funcionaria cada um dos blogs e que assuntos abordariam. O nosso acabou bem semelhante à proposta do projeto do semestre anterior. Escrever sobre a produção cultural da cidade de Santa Maria. Mas como seria esse blog sobre "cultura"? Com sugestões da professora e dos colegas, decidiu-se por fazer uma agenda da semana no domingo e nos demais dias postagens com comentários sobre alguns dos eventos anunciados na agenda do Santa Cultura.

Falando em Santa Cultura, o nome demorou para surgir. Na aula de criação do blog, na frente do computador, eu o Diogo e o Hilberto estávamos bem perdidos. Criamos um todo errado, feioso e se nome, na época. Até o link era péssimo. Naquela semana, em casa, resolvi fuçar no blogger e acabou saindo o Santa Cultura. Com a aprovação do pessoal, o blog iniciou suas atividades.

No início, a empolgação e o tempo disponível para o blog eram maiores, fazendo com que as postagens acontecessem com bastante freqüencia. Muitas vezes com mais de uma postagem de alguns integrantes na semana. Depois de um tempo, com a agenda cheia (não a de eventos legais que a gente disponibiliza aqui, mas a minha, com as tarefas) comecei a me restringir apenas ao meu post da semana. Mesmo assim, continuei me dedicando. Procurei tirar fotos legais, mostrar o que eu mais gostei e também o que eu não gostei, já que aqui eu tenho um espaço para dar a minha opinião. Também, sempre que dava, ia falar com o autor da exposição, o músico do show, o ator da peça... Enfim, tentei fazer um trabalho bem legal para valorizar os eventos culturais locais e os personagens responsáveis pelo acontecimento - e acho que nisso eu e o pessoal obtivemos sucesso. Com este trabalho fui a eventos que talvez eu não fosse por não ter conhecimento ou a obrigação de cobrir alguma coisa semanalmente, e, o melhor, conheci e conversei com bastante gente que, de outra forma, não teria conhecido ou conversado. Eu tô falando, principalmente, do Lucas Baisch, da exposição Contactos, que se ofereceu para participar do blog, "nem que só para tirar fotos dos eventos" e do Marcelo Cabala, que tem um blog de divulgação de eventos aqui de Santa Maria, e elogiou a nossa proposta.

Infelizmente o blog não cumpriu com a proposta em sua totalidade, já que as postagens semanais de todos os integrantes do grupo raramente ocorriam. Mas quando as postagens aconteceiam, o trabalho quase sempre foi muito bom. Agora, acho que pelo menos por um tempo, o blog vai ficar parado. Vou viajar de férias, ficar longe de Santa Maria e sem internet por uns tempos. Tenho intenção de continuar com ele, e quem quiser participar está convidado. Manda um e-mail ou deixa um comentário com o pedido e uma boa justificativa. A nossa comissão avaliadora vai analisar cada um dos casos e em fevereiro sai a listagem dos selecionaods. Mentira. É só pedir e participar.

Bom, acho que quem mais teria que avaliar o Santa Cultura são os leitores. O blog está aqui para expressarmos as nosssas opiniões individuais, mas a posição de quem "nos" lê também é muito importante. Critiquem, sugiram, elogiem! A gente fez isso o semestre inteiro, agora é a vez de vocês!

7 comentários:

Daniel disse...

Eu gostei do blog, acompanhei sempre que deu e mandei e-mails com os eventos que faltaram, sempre falta algum e acho que "vocês" podiam ter um e-mail só pra isso, facilitando o trabalho de quem lê e vê que faltou algo. Boa sorte, e nem se preocupa, afinal Santa Maria morre nos dois primeiros meses do ano.

Daniel disse...

Só um ps, sempre dá um "Auto Levels" nas fotos.
Abre a foto no Photoshop e aperta Ctrl+Shift+L (ou vai Image>Adjustments>Auto Levels).
Só isso já ajuda bastante (tenta fazer isso em uma das fotos da exposição do Elias que dá pra ver a grande diferença).

Anônimo disse...

Valeu Daniel! Olha só, até tem um e-mail, mas acho que é pra isso que existe a ferramenta de comentários! Não tenha vergonha de sugerir, corrigir, criticar por aqui que eu (e espero que o pessoal também) não sentiremos. Inclusive fico muuito agradecida!

Leonardo disse...

Ola,
Eu acompanhei por algum tempo o blog,e gostei bastante do trabalho de vocês. Não é fácil continuar, mas já que vocês se deram ao trabalho de fazer o blog, não custa mantê-lo. Nem que as postagens fiquem mais espassadas umas das outras.
Por pior que seja a programação cultural de Santa Maria, ela é muito boa comparada a cidades do mesmo porte. Falta é o público se interessar e participar das diversas coisas legais que acontecem aí, e iniciativas como a do blog de vocês ajudam em muito nisso.
Continuem com o blog quando voltar as aulas!

Jorge R. Tomás Japur disse...

Concordo com oque disse o Leonardo. Essa história de "o Blog foi muito bom para nosso aprendizado mas está acabando" é angustiante.

Bora tocá-lo! ;)

Marcelo Cabala disse...

é isso galera . não pode deixar blog morrer.. a idéia é muito boa. e precisamos cada vez mais desse tipo de inciativa.. eu lia toda a semana..

abraço e bom 2008 . pra nós e pra cultura de sm...

marcelo cabala

Anônimo disse...

continuem sim, o trabalho de vocês é ótimo.

Site Meter

 
contadores
contadores