sábado, 1 de dezembro de 2007

O músico uruguaio Carlitos Magallanes fez ontem o show de encerramento do I Encontro de Cidades Integradas do Mercosul, realizado no Hotel Itaimbé. Os músicos da Ospa Carlos Sell, no violino e Oraci Guimarães, no contrabaixo acústico, juntamente com a pianista Dunia Elias, acompanharam o maestro. Se não bastassem as virtuoses, o espetáculo foi acrescido com a participação de Patrícia Magallanes, filha de Carlitos.

A solenidade, que estava marcada para as nove horas, iniciou com uma hora de atraso. Consequentemente, o show foi começar apenas às onze horas. Mas a espera teve bons momentos. O compositor Júlio Machado da Silva Filho, que estava lançando a 35ª Califórnia da Canção Nativa, cantou, acompanhado apenas por um violão, a música Guri, de sua autoria e de João Batista Machado.

O público, que já não era numeroso durante a apresentação dos alunos da Escola Municipal Fontoura Ilha, tornou-se ainda menor no show de Magallanes, com a saída do grupo de amigos dos estudantes que se apresentaram. Mas a falta de interesse de grande parte da população por espetáculos desse porte não é em todos os aspectos negativa. Pude assistir comodamente a apresentação na primeira fila de cadeiras do auditório, a poucos metros dos músicos, com visão privilegiada.

Oblivion, de Astor Piazzolla, foi a música que abriu o show, com bem colocados solos da pianista Dunia Elias. Antes de executar Volver, de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera - principal companheiro de Gardel, e que poucos sabem que é brasileiro-, o maestro discursou brevemente, dizendo que “la integración cultural que siempre ocurrio entre los países del sur”, em alusão ao Encontro de Cidades do Mercosul.

Com uma fulgurante participação, Patrícia Magallanes cantou em um emocionante dueto com o pai El Dia que me Quieras. Cantando Mano a Mano, Patrícia demonstrou grande presença de palco. Os músicos, apesar de estarem reunidos a pouco tempo, parecem que tocam juntos há anos. O repertório muito bem escolhido, com temas como Adios Nonino, La Cumparsita, Por Una Cabeza, Volver, levou o pequeno público a êxtase.

Ovacionando os músicos no final do show, a platéia aplaudiu até que os músicos voltassem aos seus instrumentos. Executaram Balada para un Loco, com uma excelente interpretação de Patrícia e Carlitos. Mais uma vez aplaudidíssimos, voltaram para um bis de El Dia que me Quieras, mas com a condição de que seria a última música. Os fãs aguardam ansiosamente a próxima apresentação no coração do Rio Grande.

Nenhum comentário:

Site Meter

 
contadores
contadores