sábado, 24 de novembro de 2007

Simplesmente Martha e o fim do Cinema & Fogão

O Cineclube UNIFRA encerrou hoje o ciclo de cinema do mês de novembro. O filme de encerrando foi Simplesmente Martha, da diretora alemã Sandra Nettelbeck, de 2001.

Nada mais conveniente com o tema do ciclo, Cinema & Fogão, também divulgados aqui nas semanas anteriores. A obra de Nettelbeck é uma comédia-dramática de encher os olhos. A personagem principal, interpretada por Martina Gedeck, é uma renomada chef de um famoso restaurante. Apesar de seu êxito profissional, Martha é extremamente perfeccionista e sofre para atender a todos clientes.

Tudo piora ainda mais quando sua irmã morre e deixa uma filha. A menina Lina, que fora criada apenas pela mãe, tem dificuldades de adaptação, e pede para sua tia ir em busca de seu pai, do qual sabe apenas o nome, Giuseppe, e a nacionalidade, italiana.

No meio das dificuldades enfrentadas por Martha em casa e no trabalho e em casa, surge a figura de Mario, um chef italiano muito diferente da personagem principal. Aí que o filme fica mais água-com-açúcar. Apesar de Sergio Castellitto ser um excelente ator, o roteiro acaba caindo em clichês, como na aproximação entre o novo chef e Lina.

Desfeito os desentendimentos entre Martha e Mario, ele ajuda na procura de Giuseppe, que acaba indo para a Alemanha para buscar sua filha. No fim, naturalmente, os chefs acabam casando. Banal e óbvio, mas em certa medida bom para uma comédia leve e despretensiosa. Destaque para a excelente trilha sonora do filme.

Para comemorar o fim do ciclo, o professor Carlos Alberto Badke fez uma pergunta que valia um almoço num restaurante do centro da cidade. Nada mais conveniente para o fim do Ciclo.

Nenhum comentário:

Site Meter

 
contadores
contadores