quinta-feira, 18 de outubro de 2007

OSPA em Itaara

A proposta inicial do Santa Cultura é divulgar e comentar eventos em nossa cidade. Abrimos uma exceção agora para falar de um evento fora de nossas imediações. O concerto da OSPA (Osquestra Sinfônica de Porto Alegre) merece uma exceção. Além disso, plagiando um famoso jornalista, Itaara é logo ali.

No dia 16 de outubro ocorreu o 2° Sinfonia nas Pedras. O espetáculo, que teve sua primeira edição em 2005, faz parte das comemorações dos doze anos de emancipação do município de Itaara, e contou com um belo projeto de iluminação, que por si só já chama atenção do público.

A OSPA é certamente uma das mais qualificadas orquestras do país. Realiza concertos pelo interior do estado, visando popularizar a música erudita.

Foi o que se viu na terça feira à noite. A pedreira Brita Pinhal, que cedeu o local para o concerto, recebeu mais de 4 mil pessoas, que pagaram entre dez e quinze reais o ingresso, e compareceram mesmo depois da forte chuva da tarde do mesmo dia.

Tudo quase perfeito, não fosse a organização do evento. Marcado para as 19:30, a primeira música do concerto propriamente dito só foi ouvida às 21 horas (ensaio não conta). É compreensível uma abertura mais cerimoniosa, já que a cidade aniversariava. Mas certos abusos poderiam ter sido evitados. Não anunciado no ingresso, o público teve que ouvir o coral Vozes da Serra numa apresentação curta cronologicamente, mas psicologicamente interminável. Depois, a regente do mesmo coral fez uma boa apresentação, acompanhada de piano, não fossem dois manjados números napolitanos, inclusive O Sole Mio, em homenagem ao falecido Pavarotti.

Após discurso do prefeito da cidade, finalmente chegou a vez da atração principal. A orquestra fez uma belíssima apresentação. O público ouviu, através da regência de Manfredo Schmiedt, Grieg, Tchaikovsky, Louis Armstrong, entre outros.

Encerrado o concerto, viu-se um show pirotécnico que, anunciado como “inesquecível”, mostrou-se dispensável. Apesar das falhas, a presença de um número tão grande de pessoas provou que a música erudita tem, sim, gosto popular. Santa Maria espera sua vez.

PS: as fotos foram gentilmente cedidas por Daniel Petry

4 comentários:

Ivan Lautert disse...

ô, mas que bom!

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gessicagv disse...

Parabéns. Lá vamos nós...com sugestões e tanto. Só ica em casa quem quer...!!!

Daniel disse...

Ó, to até envergonhado! :)

Site Meter

 
contadores
contadores